CENTRIFUGA WANKE INOVA II. - FALHA: INOPERANTE




 TUTORIAL
CENTRIFUGA WANKE Modelo INOVA II  (10Kgrs) 

FALHA: INOPERANTE

                                                 AUTOR: Fernando Garcia Gaitan. E-mail: fegargai@gmail.com
                                                                    DATA:02/11/2012  -  Última atualização: 19/01/2013 

Olá! Neste tutorial a seguir, vamos a determinar a falha real que tem este de aparelho que entrou na minha bancada totalmente inoperante. A alavanca de partida estava travada e não realiza a função de ativar o motor.  Antes que nada comento que este eletrodoméstico tem um dos sistemas eletromecânicos mais fáceis na hora de consertar que nós técnicos encontramos no mercado.

DADOS TÉCNICOS:
Alimentação: 127VAC
Corrente 5.1A
Frequência : 60 Hz
Potencia Nominal: 50 W
Carga Máxima Molhada: até 10 Kgrs

Figura 1:  A centrífuga WANKE
                      



Figura 2: Tampa e Alavanca

Figura 3: Vista superior


Figura 4: Etiqueta na parte posterior

Figura 5: Travinhas de plástico rígido que estão na tampa do fundo, embaixo do aparelho que devem ser retiradas para ter acesso ao interior onde se encontra o motor e o mecanísmo  que básicamente é todo de plástico.


Figura 6: As travinhas de perto.


Figura 7: Vista da alavanca interruptor


Figura 8: Quando a tampa é fechada, esta tem uma aba que puxa a cordinha que se pode observar na figura. Esta quando puxada para baixo permite que a alavanca possa ser girada, se a tampa está aberta a alavanca naõ se mexe. 


Figura 9: Vista interior Motor, micro-switch ( ou reed-switch), mecanísmo e cabo do freio.
Neste caso foi retirada a tampa do fundo da base da centrifuga podemos observar que o mecanismo apresenta a mola quebrada e fora de sua posição. .


Figura 10 : O mecanismo estava travado devido a quebra da mola de acionamento. A posição do mecanismo como está na figura foi posicionada manualmente.
Sem a mola o mecanismo não se mexe e o micro-switch não é acionado. Observe a mola que está solta .


Figura 11: Cómo a mola estava quebrada foi necessária a colocação manual do mecanismo para testar o funcionamento do motor, na realidade para testar se dava partida
.
Figura 12: O micro-switch de perto. O Micro-Switch. Chave encarregada de acionar a alimentação do motor quando é puxada pela língua metálica através do mecanismo. Oserve que é uma chave que suporta até 10 Amp em rede de 250Vac.


Figura 13: Esquema interno do Micro-switch.
O desenho mostra a posição interna geral dos contatos e terminais de uma chave micro-switch.. 




Figura 14: Nesta figura podemos ver a posição correta da mola



Como podemos observar, a colocação correta da mola faz que quando a alavanca é girada  o mecanismo de plastico empurra o braço atuador do micro-switch . Isto faz que o circuito seja alimentado e funcione.
Espero ter ajudado


  ********** AUTOR: Fernando Garcia Gaitan. E-mail: fegargai@gmail.com  **********
  DATA:02/11/2012  -  Última atualização: 19/01/2013 

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