FONTES QUE USAM O CI UC3842

FONTES QUE USAM O CI UC3842
Autor: Fernando Garcia Gaitan
São várias as fontes que usam o ic UC3842B com um Fet como driver. Podemos encontrá-lo em TVs, DVDs e em diversas fontes chaveadas de diferentes aparelhos. Nosso objetivo é saber que procedimentos técnicos e de bancada usar quando um aparelho de televisão entra na nossa oficina com este tipo de fonte.
Vamos tomar como exemplo uma fonte de um televisor marca CCE modelo HPS-2004.Na seguinte figura podemos observar o esquema da fonte deste aparelho.

Local da fonte no chassis deste aparelho
Segundo as dicas técnicas do DT ( departamento técnico) mediante uma circular técnica, menciona que para poder enfrentar melhor o conserto devemos desconectar  os resistores R821, R822, R823 e a bobina L803.Também isolar o pino 3 dos circuitos integrados da etapa de áudio.
Desconectando estes items poderemos estar em condições de saber se a falha está na fonte ou nos periféricos. Realizando estes primeiros passos as tensões da fonte devem se estabilizar. Neste aparelho HPS-2004 as tensões devem ser +125V e +16V.
Uma vez feitos o procedimentos mencionados acima não mudou nada, devemos realizar os testes a seguir:
 Observe a seguinte tabela:


Tensões com valor nominal maior ao normal, que não variam ou que estão oscilando no seu valor (variando). Deve-se revisar etapa de regulação: IC803 – IC802 e componentes que pertencem a etapa. Observe o circulo verde na figura 2.
Valores de tensão menores do nominal, baixos, que estejam oscilando ou estabilizados (que não oscilam) A_ Pode ser falha no circuito de proteção de corrente. Revisar componentes da linha. Em Vermelho na figura 2.
Tensões das fontes secundárias com valores muito baixos, zero volts. Devemos revisar os zeners 801 e 802. Medir valor do pino 7 do Ic 801. Em Roxo
Pino 7 do Ic UC3842B está no valor de aproximadamente +9v ou +10v, oscilando ou estabilizado (que não varia) O primeiro a fazer é saber se temos um valor de freqüência no pino 6 (output do ic801).
A_ Se temos freqüência , debe-se verificar toda a linha desde o pino 6 até o gate do Q801. Em Azul na figura.
B_Se não há variação na saída do pino 6, o Ic  801 deverá ser substituído.
Se a tensão medida no pino 7 do Ic 801 UC3842B é de +15v e não temos uma freqüência na saída do Ic, pino 6 output. Se temos a alimentação normal  do ic mas na saída output, pino 6 não há uma freqüência, isto não que dizer que o integrado está com defeito. Podem ser os capacitores C806, C812 e C813. Substituir. Em amarelo na figura 2

Observe a seguinte figura:

 PINAGEM DO IC UC3842B

Pino 1 – Amplificador de compensação de erro

Pino 2 – Amplificador de erro -Entrada Inversora.

Pino 3 – Entrada do sensor de corrente. Controla a Imax que circula no driver de saida da fonte, ou seja  no  source e no dreno (Drain) de Q801 . Trabalha também na largura dos pulsos.

Pino 4 – Entrada RC que define a freqüência de trabalho da fonte.

Pino 5 –  Ground - terra.

Pino 6 – Output - Saída dos pulsos que excitam a entrada (gate)do mosfet.

Pino 7 – Alimentação +VDC.

Pino 8 – Output - Saída Vref de +5v. A saída forma parte do RC encarregado de definir o valor da freqüencia de oscilação da fonte.(Cuidado não confunda com o pino 4)





DATASHEET DO UC3842 



FONTE CCE HPS 2004

Observe a seguinte figura:


O esquema descreve o funcionamento básico de uma fonte de TV CCe modelo HPS 2004.





 ----- Autor: Fernando Garcia Gaitan -----
        < fegargai@gmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário