Oferta Enganosa de curso gratuito gera revolta


Tenho recebido uma informação que está postada no blog do colega Jeferson Silva que realmente me deixou muito preocupado e que gostaria de compartir com vocês, já que aqui na cidade de Foz do Iguaçu, um tempo atrais tenho recebido  na minha residência um convite para cursos gratuitos que seriam realizados (pelo menos a inscrição, eu não fui) numa escola pública. Sempre me chamou a atenção porque além dos cursos esse panfleto menciona bolsas e emprego, já não lembro muito. Então decidi postar o conteúdo da matéria que por demais está muito bem explicada:




OFERTA ENGANOSA DE CURSO GRATUITO GERA REVOLTA
Existe um modelo de marketing chamado de propaganda agressiva ou marketing agressivo, neste modelo as pessoas são enganadas através de propostas dúbias geralmente sinalizando para um beneficio que não é real.
Este tipo de ação gera constrangimentos fazendo o participante se sentir enganado.
Recentemente parece que este foi o caso da empresa de nome Prepara. Ela enviou uma correspondência com um layout que lembra ações sociais vinculadas ao governo federal e usando um texto que sinaliza a oferta de uma série de cursos gratuitos onde aparentemente o aluno receberia um benefício mensal de R$ 60,00.
O problema é que o suposto benefício é na realidade um pequeno desconto e a pessoa é surpreendida com a taxa de inscrição e mensalidade. O clima que leva para o pensamento em se tratar de um curso gratuito é criado através do layout como logo semelhante ao do governo e também o uso do termo benefício. Este é muito usado em programas sociais como bolsa escola, onde o aluno carente recebe um beneficio por continuar estudando. Outro detalhe é que o endereço usado foi de uma escola estadual.
As inscrições estavam marcadas para a manhã de sábado do dia 19 de maio de 2012, das 8h às 14h, e quando os interessados chegaram à escola estadual pensando se tratar de um curso gratuito, descobriram que a qualificação era paga.
Embora não se possa afirmar que a propaganda foi intencionalmente enganosa, é no mínimo inadequado que uma escola estadual forneça o espaço para favorecer uma empresa privada e que o anuncio promova uma sensação de se tratar de um programa governamental. Veja os detalhes da carta enviada aos futuros alunos e tire suas conclusões.
Uma das notícias sobre este tema foi veiculada em: http://ne10…
Nestes casos é muito aconselhável que as pessoas compareçam na delegacia de proteção ao consumidor  e registrem uma ocorrência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário