Medidor de Vpp para Multimetro

autor: fegargai@gmail.com

Medidor de Vpp para Multimetro
Quando não temos a nossa disposição certos intrumentos tal como o osciloscópio e estamos consertando ou desenvolvendo algúm tipo de circuito eletrônico, muitas vezes se torna necessário obter os valores das tensões pico a pico Vpp de alguma forma de onda variável com respeito ao tempo, em determinado nodo/ponto do circuito, sejam valores de AC ou de uma contínua variável.
Muitas são as aplicações que podemos dar a este circuito simples muito comum na comunidades de professionais e hobistas da eletrônica, por exemplo:
Medír Vpp numa fonte
Medição das sinais de saida de um aparelho de som
Medir fases Vertical e Horizontal de um TV
Medir Vpp na linha de alimentação Vac. 

Funcionamento e precauções:

 

 
Na realidade é um circuito que não precisa de maiores explicações.Deve-se ter  em consideração que esta pequena interfase vai conectada ao multímetro e deve ser escolhída a escala Vdc desejada. Se não conhecemos o valor aproximado que vamos a medir,o melhor é sempre começar pela escala maior.

Um ponto importantíssimo a ser considerado e que pode nos poupar várias dores de cabeça é curtocircuitar as pontas de medicões para descarregar os capacitores da interfase a cada nova medição.
COMPONENTE DESCRIÇÃO
D1 Diodo ECG558
D2 Diodo ECG558
C1 Capacitor o,o47uF x 1500v
C2 Capacitor o,o47uF x 1500v
C3 Capacitor o,1uF x 1500v
OUTROS Pontas para medições ou pinças jacarezinho, cabos flexíveis, fichas bananas, estanho, etc

autor: fegargai@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário