CÓMO TIRAR A FERRUGEM DO FERRO DE PASSAR ROUPAS
By fegargai@gmail.com
Se suas roupas ficaram manchadas pelo ferrugem ou crostas (calcários) que provém do interior do reservatório metálico do ferro de passar roupas está na hora de fazer manutenção nele ou de comprar um novo. Hoje os preços baixaram muito e a variedade de marcas e modelos que encontramos no mercado são muitos. Mas sabemos por outro lado que um ferro que está acompanhando nossa vida faz parte dela. É fácil comprar um ferro novo mas se já conhecemos do velho suas manhas e sabemos manejá-lo o melhor é ficar com ele.
Os ferros que contém ferrugem e crosta são os ferros a vapor. Devemos saber que a ferrugem na realidade é um forma de reagir do metal, uma forma de proteção catódica e natural.
Temos duas maneiras de tirar a ferrugem do nosso ferro a primeira é através de uma reação química, processo que pode ser efetuado com ácidos e fosfatizantes.. Um exemplo comum é usar vinagre e água colocando a solução dentro do reservatório do ferro para logo ligar ao máximo. A outra forma de tirar o ferrugem é mediante a aplicação de um processo mecânico , ou seja lixando mas isto não é recomendado para os ferros de passar roupas.
O QUE FAZER
Aqui vou tentar descrever quais possíveis passos podem ser usados para tirar tanto ferrugem como crostas do interior do aparelho.
A) FERRO SOLTANDO PARTÍCULAS DE FERRUGEM COM O VAPOR MANCHANDO AS ROUPAS.
1_Usamos uma solução feita num copo com 50% de água e o outro 50% de Vinagre (ideal o branco).
2_Introduzimos a solução dentro do reservatório..
3_ Ligamos ao máximo o ferro de passar roupas aguardando gerar o primeiro vapor.
4_ Logo iniciamos o processo de passar sobre um tecido velho branco não sintético, ideal seja de algodão (não necessariamente, pode ser outro). Poderemos observar que o vapor começa a evacuar o ferrugem com pequenas partículas, manchas e certos ruídos a explosões ou fugas que são nada mais e nada menos que os canais obstruídos pelas partículas e que são forçados a sair pela pressão do vapor quente.
5- Devemos fazer isto tantas vezes seja necessário até o ferrugem ter deixado de sair e manchar.
6_ Uma vez finalizado o processo deve-se encher novamente o reservatório mas esta vez como água limpa e fazer o mesmo processo anterior (sem o vinagre) para retirar o cheiro da solução do ferro para logo não passar o “perfume” para as roupas passadas
ATENÇÃO! NUNCA GUARDE O FERRO DE PASSAR ROUPAS A VAPOR COM AGUA NO RESERVATÓRIO! |
B) FERRO COM FOCOS DE FERRUGEM NA BASE MANCHANDO A ROUPAS EM SECO
Quando temos ferrugem na base do ferro de passar roupas o processo passa a ser mecânico ou seja devemos submeter o metal a um lixamento leve.1_ Passar primeiro uma lixa superfina para metal ( Nro 1000 ou maior) ou também podemos passar de forma macia o clássico Bombril.
2_Passar um lenço limpo e seco as superfície tratada e depois passar um algodão embebido em alguma solução anti ferrugem tentando evacuar o resto que ficou na base.
3_ Limpar logo com um pano umedecido com detergente neutro e secamos..
4_ Com a superfície limpa esquentamos o ferro na escala “seco” . Quando quente passamos parafina ( vela) derretendo-a em toda a superfície e desligamos. Ainda quente mas desligado o ferro, passamos um pano seco e limpo para tirar todo o excesso de parafina.
5_ Veremos que o ferro fica brilhoso e bonito. A seguir deve-se ligar ao máximo o ferro e passá-lo sobre a superfície de um pano/tecido limpo até retirar toda a parafina que poderia ficar numa camisa se não for avisado antes.
Obervação: Particularmente acredito que se o ferro de passar roupas é submetido a uma manutenção periódica a ferrugem não volta.
Espero que tenha ajudado
Autor: Fernando email: fegargai@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário